2023/05/02

Apple e Google preparam sistema anti-stalking de dispositivos Bluetooth

A Apple e a Google podem não cooperar para criarem um standard de trackers Bluetooth que facilitasse a localização de objectos perdidos ou roubados, mas vão fazê-lo para tentar impedir abusos na sua utilização para seguir pessoas sem a sua autorização.

Há muito que pedimos a criação de um sistema standard que facilitasse a utilização de trackers Bluetooth de forma global, de modo a que não fosse necessário ter uma app específica, ou numa plataforma específica. Parece que esse pedido ainda não se tornará realidade, mas as preocupações com as questões de privacidade levaram a Apple e Google a cooperar para evitar o uso abusivo destes dispositivos.

A especificação dita uma série de recomendações e boas práticas para trackers Bluetooth, para facilitar a sua identificação e desactivação no caso de estar a acompanhar uma pessoa sem o seu consentimento, tanto em dispositivos iOS como Android. Empresas como a Tile, Samsung, Eufy e outras, que também fazem trackers, também já anunciaram apoiar o projecto.

Claro que, estas mesmas medidas também têm o efeito secundário de reduzirem a eficácia destes trackers como dispositivos anti-roubo, já que também os potenciais ladrões serão alertados para a presença dos ditos trackers - e até lhes será providenciada ajuda para os desactivarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)