2023/05/02

Samsung proíbe uso do ChatGPT

A Samsung proibiu a utilização do ChatGPT e ferramentas AI idênticas, após ter descoberto que um funcionário as estava a usar para validar código confidencial.

A tentação de utilizar ferramentas como o ChatGPT é grande, tanto para fazer resumo de textos, como para lhe perguntar como corrigir erros em funções de programação, ou até para verificar se existem erros de segurança. Ninguém duvida da sua utilidade, mas por vezes até nos esquecemos que tudo isto implica enviar esses dados para esses serviços externos, que os poderão utilizar como bem entenderem.

Foi precisamente isso com que a Samsung se deparou ao descobrir que um funcionário estava a enviar código-fonte sensível para o ChatGPT para o validar; levando à proibição da sua utilização.

Noutros tempos, a primeira coisa que um browser apresentava ao utilizador era um alerta de que estava prestes a enviar dados para fora do seu computador. Hoje em dia, esse tipo de alertas quase foi esquecido, com a internet a ter-se tornado em algo tão comum que muitas pessoas a consideram como sendo algo sempre presente. Esquecido, até ao momento em que alguém se deparar com alguma coisa que assumia ser privada, e que agora se tornou parte do conhecimento colectivo público que a internet não esquecerá.


P.S. Não terá sido por acaso que a OpenAI recentemente adicionou a opção de não guardar o histórico das coisas enviadas para o ChatGPT, nem utilizar esses dados para treino de modelos AI.

3 comentários:

  1. Numa empresa conhecida (não posso dizer o nome), chamei atenção um colaborar por estar a usar um site para converter documentos internos em PDF, e logo a seguir foi bloqueado esse tipo de sites.
    Vai bater exactamente ao mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Se formos a pensar por exemplo na Microsoft, Google... damos acesso a tudo e mais alguma, permitindo que guardem até as nossas passwords, acedam a Emails através dos próprios programas de Email... E muito mais.
    Somos vigiados por todo o lado. Essa é uma realidade. A ESPIONAGEM INDUSTRIAL então já nem é de agora. Tudo o que são empresas/empreendedores sensíveis são motivo de espionagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! E no determinando momento se quisermos para com isso tudo, acho que só daria se desse para nascer outra vez... e com gostos diferentes ;)

      Eliminar