Com esta iniciativa, a Repsol tornou-se a primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica. As três estações da multienergética já estão a abastecer os clientes com este biocombustível, produzido a partir de resíduos orgânicos, com zero emissões líquidas. A empresa tem um plano ambicioso para ter 60 estações de serviço, 50 em Espanha e 10 em Portugal, com fornecimento de combustível 100% renovável nos principais corredores de transporte da Península Ibérica até ao final deste ano.
Desde 2022, que a Repsol fornece combustível 100% renovável a clientes profissionais do sector do transporte de mercadorias, incluindo o Grupo Sesé, Scania, Seat, Serveto e Grupo Carreras, bem como empresas de transportes públicos como a Avanza e a Alsa e empresas de maquinaria agrícola como a New Holland. A Repsol também já fez o abastecimento de diferentes tipos de biocombustíveis avançados à Iberia, Vueling e Air Europa para voos domésticos e internacionais, e à Navantia para o transporte marítimo.
Nos desportos motorizados, a Repsol está a desenvolver combustíveis renováveis para a equipa Repsol Honda MotoGP, a fim de cumprir o objectivo de utilizar 40% de combustível renovável a partir de 2024 e 100% até 2027. A empresa já forneceu combustível renovável a grandes competições, como o Rali Dakar, onde Isidre Esteve conseguiu completar todo o rali com 75% de combustível renovável, e a Fórmula 4 francesa, onde a Repsol fez a primeira competição de monolugares a utilizar 100% de combustível renovável. O desporto motorizado é um excelente ensaio para este tipo de combustíveis, com o qual, através de lições aprendidas nas condições mais exigentes, é possível colocar à disposição os melhores produtos para os nossos clientes.
A Repsol iniciou um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço em Alcochete e em bases de dois clientes, Mercamadrid em Madrid, e Esparraguera em Barcelona. O teste envolve 53 viaturas e tem como objectivo avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões. O diesel 100% renovável utilizado no teste é do tipo HVO e apresenta até 90% de redução de emissões líquidas de CO2.
O teste é realizado em colaboração com frotas de empresas como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Durante os próximos três meses serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)