2023/05/12

YouTube testa bloqueio de adblockers

O YouTube está a testar a exigência de desactivar ad-blockers para se poder ver os vídeos.

Ao estilo dos sites de notícias (e não só) que impede os visitantes de verem os conteúdos até que desactivem os ad-blockers, também o YouTube está a contemplar essa hipótese para forçar os visitantes a verem a publicidade que exibe antes, e durante, os vídeos.

A mensagem já começou a surgir a alguns utilizadores, indicando que é algo que está a ser testado pelo YouTube, e que se torna numa medida mais agressiva de tentar forçar a subscrição do YouTube Premium, que remove a publicidade.
Aparentemente, os continuados e já excessivos lembretes para aderir ao YouTube Premium (levo com eles de cada vez que abro a app do YouTube) não estão a surtir efeito, e agora o próximo passo será perseguir aqueles que usam ad-blockers.

Embora possam vencer algumas pessoas pelo cansaço, imagino que haja muitas outras para quem, este tipo de medidas, apenas as fará ficar com menos vontade de pagar pelo serviço premium. E já nem falo daquilo que também considero ser um abuso, de ter a app a saltar automaticamente para o perfil de utilizador normal - com uma alegre mensagem do estilo "tomamos a liberdade de desligar o modo incógnito" - apesar de eu ter seleccionado o modo incógnito precisamente por querer utilizar o YouTube em modo incógnito, e apreciaria que assim ficasse até que eu, por minha iniciativa, o desactivasse.

Se calhar, um destes dias, ainda passa a ser necessário subscrever o YouTube Premium para se ter acesso ao modo incógnito.

6 comentários:

  1. Ninguém tem nada a dizer? Estes putos não valem nada!!! Ou sabem mais do que eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem truques para dar a volta como pagar Youtube Premium ou utilizar adblockers em outro browser que não o da Google.
      Mas em última instância sem pagar o Youtube Premium, o Youtube pode mesmo forçar os anúncios e ser impossível bloqueá-los, a Twitch consegue isso há muito tempo sem qualquer problema, aliás foi o motivo de ter deixado de usar a Twitch, era impossível assistir aos conteúdos em directo com os anúncios cortando o conteúdo a todo o momento, dependendo da altura do ano era melhor ou pior.

      Eliminar
    2. Olá João, obrigado pela tua resposta.
      Eu uso o Firefox 113.0. com o uBlock Origin e não tenho de gramar nem um anúncio.
      Uso em simultâneo o Ghostery que impede o redirecionamento para outras páginas.
      O que é te usas?
      Cumprimentos,

      Eliminar
  2. Já agora, o uBlock Origin funciona muito bem no FireFox

    ResponderEliminar
  3. Com o Brave browser até fico com saudades dos anuncios :)

    ResponderEliminar