2023/05/25

Subscrição anual com pagamentos mensais da Adobe gera confusão

Há utilizadores que se estão a queixar de terem sido enganados pela Adobe, subscrevendo planos anuais que não podem ser cancelados, apesar de serem pagos mensalmente.

As queixas quanto aos métodos de subscrição da Adobe são de longa data. E na maioria dos casos têm a ver com o facto dos clientes do serviço Creative Cloud (que dá acesso a coisas como o Photoshop, Illustrator, Adobe Express, Premiere Pro, e Acrobat Pro) só repararem que estão presos a uma subscrição anual quando tentam cancelá-la, e descobrem que terão que pagar um valor substancial. Isto, apesar de lhes estar a ser cobrado um valor mensal.


A Adobe disponibiliza actualmente três modalidades de subscrição, uma mensal por $82.49, uma anual com pagamentos mensais de $54.99, e uma anual com pagamento de $599.88. Se para uns isso será suficiente para se sentirem bem informados quanto aos planos, para outros, a opção pela modalidade anual com pagamentos mensais, mais baratos que a subscrição mensal, parece ser a melhor opção, criando a ilusão de que também se está perante uma subscrição mensal. Especialmente quando se olha para o pagamento anual e se vê que nem sequer se tem direito a reembolso se se quiser cancelar após 14 dias.
O problema é que o tal modo anual com pagamento mensal também obriga à permanência por um ano, e no caso de se querer cancelar após os 14 dias iniciais, será necessário pagar 50% do valor remanescente até ao final do período. Ou seja, para quem quiser cancelar ao 15° dia, terá que pagar 6 meses de serviço!

Claro que se pode argumentar que é da responsabilidade do utilizador / cliente estar informado quanto a estas condições. Mas quando se tem a Adobe a "esconder" as condições atrás de barras de scroll invisíveis, também se poderá constatar que a empresa não está a ter a atitude mais correcta para com os seus potenciais clientes. E depois, quando acontecem casos destes, podem ter ganho umas mensalidades, mas perderam um cliente para sempre; e que irá passar a ser um emissário anti-Adobe.

2 comentários:

  1. Ainda pensei que era em letras pequenas ou algo assim, mas a ADOBE tem bem explicito como é.

    ResponderEliminar