2023/05/14

Terafab monta parques solares de forma automática

Para lidar com o problema de falta de mão de obra, a Terabase Energy criou o sistema Terafab que pode montar parques solares de forma automatizada usando robots a trabalhar 24 horas por dia.

Os parques de painéis solares podem não ser uma solução única para a geração de energia limpa (nem que seja pelo facto de não funcionarem à noite), mas podem ser um dos componentes importantes, integrado em redes com outros sistemas de geração.

Um dos problemas tem a ver com a sua própria dimensão e a mão de obra necessária para a instalação de milhares de estruturas e painéis solares, e é precisamente isso que a Terabase quis resolver com o seu Terafab. Um sistema que utiliza robots para automatizar a instalação dos parques solares, funcionando noite e dia, a instalar as estruturas e colocar os painéis nos suportes (com tracking) - aumentando a eficiência da instalação e reduzindo o risco de acidentes.
A empresa já testou o sistema instalando 10 MW de painéis num parque solar de 400 MW no Texas, mas arrancará este ano para a produção de sistemas em maior escala, dizendo que poderá superar os 10 GW por ano.

O sistema também inclui o chamado "digital twin", uma réplica digital de toda a instalação, que é utilizada para validar o funcionamento e detectar qualquer anomalia no sistema; assim como todos os sistemas de controlo e monitorização da produção.

1 comentário: