2023/05/14

Dístico do seguro deixa de ser obrigatório no pára-brisas

Os portugueses vão poder circular nos automóveis sem papéis afixados nos vidros.

Depois do adeus ao dístico da Inspecção Periódica Obrigatória chega agora a vez dos portugueses se livrarem do papel que restava: o dístico do seguro.

Foi aprovada na passada sexta-feira (12 de Maio), uma proposta da IL que acaba com a obrigatoriedade de afixar no vidro do carro o dístico do seguro automóvel, bem como com as coimas associadas, uma vez que deixará de constituir infracção.

Na verdade, era algo que já não fazia qualquer sentido. Especialmente a partir do momento em que o dístico do seguro deixou de ser verde, tornou-se ainda mais fácil para qualquer pessoa poder "falsificar" um dístico na impressora de casa; obrigando a que as autoridades usassem as suas próprias vias para assegurar se o seguro era válido. Como tal, se isso é algo que terá que ser sempre feito, não faz qualquer sentido obrigar os condutores a essa burocracia extra e ao ritual de troca de papel a cada ano.

No entanto, e à semelhança do que acontece com o papel da Inspecção, o facto de não se ter o dístico afixado não significa que não se tenha que andar com o papel do seguro na viatura.


Actualização: entrou em vigor a 10 de Julho 2023.

17 comentários:

  1. Até que enfim! Agora só falta, também, mudarem a lei para os eléctricos, que obriga a que tenham o dístico azul, para poderem carregar num posto público. Só neste país…

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, não podemos publicar noticias desta forma, pois as multas ainda podem ser aplicadas.

    ResponderEliminar
  3. Ok Então deixem de colocar o Distico e vão vêr quanto custa . Só TRETAS Já saiu a Portaria Regulamentar ?? Por mim Creio que nem daqui DEZ ANOS Logo os espertinhos do costume vão vêr como elas mordem .Àh pois Não coloquem o Distico Mas tenham a carteira a jeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobres e mal agradecidos e como se pode classificar estes tristes coitados....

      Eliminar
  4. Os quatro comentários anteriores são muito bons! Vou tentar manter o nível. 1) O dístico do elétrico é necessário para evitar que ocupem a vaga no posto de carregamento os veículos que não são elétricos. 2) Aguardo pelo parágrafo da lei.
    3) e 4) Coloco todos os dísticos e aposto pelo seguro. Mal não fazem, lembram que o carro tem de andar bem, nos acidentes facilita imenso saber no instante a seguradora, o seu telefone o apólice. Se calhar, no estrangeiro os nossos dísticos também ajudam.

    ResponderEliminar
  5. Porra, parece que os consumidores do facebook estão a invadir todos os cantinhos da internet.
    Larguem essa azia e comportem-se como pessoas! Ou então fiquem-se pelo facebook e sites dos jornais. A saúde mental (de todos os outros) agradece!

    ResponderEliminar
  6. Exato. O diploma foi aprovado na generalidade. Agora desce à especialidade, depois tem de ser votado outra vez e SÓ depois vai ao PR para assinatura e promulgação. Só entra em vigor depois de publicação em DR.
    Até lá, manter tudo igual ou as multas são elevadas.

    ResponderEliminar
  7. A propósito do estrangeiro... não temos de cumprir as regras dos outros países?? Esta lei tem origem numa directiva europeia?? E o mundo não é a Europa!!!

    ResponderEliminar
  8. Em Brasil isso nunca existiu, ao que tenho lembrança dos últimos 30 anos, cá somos um "país desenvolvido" mas com atrasos em muitas coisas que passam décadas sem a devida revisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo várias notícias, no Brasil, cerca de 70% dos carros não têm seguro...

      Eliminar
    2. Era exactamente o mesmo que ia dizer... e esta nova lei só vem fomentar a circulação SEM seguro (e sem inspecção!). Depois batem, e fogem! Vamos a caminho do Brasil!! O governo pensa que somos uma sociedade NÓRDICA!! Tá certo... Aqui fazem-se leis que não se cumprem, que fará se existirem "facilidades"...

      Eliminar
  9. Tanta coisa que tinha que acabar neste pais por exemplo os paquimetros nos quarque e nas ruas nas estações de combois como e possivel para se ir trabalhar tem que se pagar para o carro estar estacionado dizem eles os iluminados politicos para levarem os carros para a cidade para haver menos pulição na cidade tanga para deixarem o carro nas estações para a EMEL encherem os bolsos e certas câmaras com a de cascais e a de Oeiras isto é que um roubo à descarafa e o Zé otaria nunca reclama é só gente estupida em não reclamrem este roubo e outro mais abram a pestana gente burra só descutem futebol de merda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um erro pensar-se que o estacionamento nas cidades é ilimitado e que, a ser gratuito, resolveria todos os problemas... o que passa é que nem o espaço é ilimitado nem o existente, a ser gratuito, serviria a sociedade em geral. O que iria acontecer era que os comerciantes iam olhar para os seus umbigos, chegar cedíssimo e ocupar lugar em frente ao seu comércio, os primeiros a chegar iriam ocupar os lugares todos disponíveis durante todo o dia... e os clientes que alimentam os comércios/serviços não teriam onde estacionar, logo arranjariam alternativas... por muito que não se concorde com o pagamento de estacionamento, é inevitável e a única ferramenta de gestão para que todos possam ter estacionamento disponível quando precisam...

      Eliminar
  10. Induzem sempre em erro este tipo de notícias. Supostamente ainda falta ser debatido na especialidade l...

    ResponderEliminar
  11. Nem mais. Até ser lei continua como proposta.

    ResponderEliminar
  12. FODA-SE! Quando é que isto se transformou num chiqueiro?!

    ResponderEliminar
  13. Mas o sr. Também nada faz. Vejamos então, a rua não é pública se o é o carro pode circular em qualquer lugar. Porque senão não é pública.

    ResponderEliminar