2023/05/11

Twitter lança DMs encriptadas - para quem pagar

O Twitter está a reforçar a privacidade de (alguns) utilizadores, com a encriptação das mensagens directas (DMs).

A encriptação end-to-end das mensagens é algo que a maioria dos serviços de mensagens tem implementado como forma de assegurar a privacidade e segurança dos utilizadores, mesmo no caso de estarem num país com regime repressivo que exija que o serviço disponibilize os dados dos utilizadores.

No entanto, esta medida positiva do Twitter é completamente anulada pelo facto de só ser disponibilizada para os clientes do Twitter que paguem a subscrição Twitter Blue - e exigindo que ambos os intervenientes o façam para poderem ter acesso às mensagens encriptadas.
Para complicar, em vez das mensagens encriptadas serem activadas automaticamente, os utilizadores ficam obrigados a ter que gerir individualmente as mensagens encriptadas e não encriptadas para um mesmo destinatário, com a diferenciação a ser feita pela apresentação de um pequeno icon de cadeado.

Estas mensagens encriptadas também ficam limitadas a mensagens directas para um único destinatário, não ficando disponíveis para mensagens directas em grupo; e a encriptação não inclui os metadados, mantendo o registo dos utilizadores e hora a que trocaram mensagens. Talvez mais problemático, no caso de reinstalarem a app ou de passarem para um novo smartphone, perderão todas as mensagens encriptadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)