2023/05/11

Android 14 beta 2 chega a mais smartphones

A Google já disponibilizou o Android 14 Beta 2, com mais novidades, e que fica disponível em mais smartphones além dos Pixel.

O próximo Android 14 aproxima-se da sua data de lançamento, e temos direito a mais uma versão beta - a segunda - que corrige alguns dos bugs, acrescenta algumas funcionalidades para serem testadas e, não menos importante, também permite testar o sistema em mais smartphones.

Nesta versão a Google destaca o suporte nativo para imagens HDR de 10-bits, suporte para zoom feito directamente no sensor de imagem, processamento mais rápido com aceleração por hardware. O formato Ultra HDR usado pela Google é compatível com o formato JPEG, pelo que não haverá problemas a nível de partilha e visualização destas imagens.

Outro aspecto que o Android 14 melhora (e que na verdade já deveria ter feito há muito mais tempo, mas sendo melhor "tarde do que nunca") é a centralização dos dados de tracking e saúde no Health Connect, que passa a fazer parte do sistema. O Health Connect passa a ser o ponto central de recolha de dados relacionados com saúde, e que também facilita a gestão das apps que têm acesso a esses dados. O sistema também permitirá a partilha de percursos de corrida, para efeitos de segurança.

Ainda a nível da segurança e privacidade, o Android 14 traz um sistema renovado de acesso à localização, que deixa desde logo escolher se se quer dar acesso à localização com precisão, aproximada, para sempre, ou apenas quando se usa a app. Também alerta o utilizador quando a app mudar os termos de partilha de dados de localização, embora me pareça que isso se vá tornar tão inconsequente quanto a inutilidade da informação apresentada na Play Store da qual nos queixamos há anos!

Aliás, esse receio é mesmo confirmado pela imagem que a própria Google apresenta para esta funcionalidade:
"As práticas de partilha de dados podem variar com a versão da app, uso, região e idade" - obrigado, ficamos esclarecidos!


Adicionalmente, este Android 14 beta 2 também vem com o novo sistema de "back" inteligente que tenta resolver a imprevisibilidade da acção back, áudio lossless por USB, e fica disponível para os seguintes smartphones:
  • OnePlus 11
  • Oppo Find N2 Flip
  • Vivo X90 Pro
  • iQOO 11
  • Nothing Phone 1
  • Xiaomi 13 Pro
  • Xiaomi 13
  • Xiaomi 12T
  • Lenovo Tab Extreme

Em Junho chegará a versão beta 3, que marcará a entrada na fase final em que passará a focar nas correcções e melhorias de estabilidade, seguindo-se a beta 4 final em Julho, que antecipa a versão final.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)