2023/05/15

UE proíbe restrições no uso de peças de reparação e consumíveis de outras marcas

A UE apresentou uma proposta que impedirá publicidade enganosa nas baterias, pseudo-benefícios ambientais, e restrições nas reparações.

Segundo esta proposta da UE para a sustentabilidade dos produtos, há três pontos principais que são abordados:
  • Proibição da publicidade de supostos benefícios ambientais - como "climate neutral" e "environmentally friendly" - a não ser que as empresas apresentem dados concretos a comprová-los.
  • Proibição de métodos que limitem o tempo de vida de um produto de forma artificial
  • Produtos terão que funcionar sem restrições com peças e consumíveis de outros fabricantes
O segundo e terceiro ponto serão particularmente apreciados pelos consumidores, mas falta ver como é que isso se irá aplicar na prática. Há inúmeras formas dos fabricantes poderem contornar este tipo de limitações com tácticas criativas - se quiserem seguir por esse caminho (imaginem uma impressora que cause erros de impressão propositados de forma esporádica quando se utilizam tinteiros não-oficiais; ou um smartphone que abrande o funcionamento de forma deliberada, de forma aleatória ao longo do dia, se não se usar uma bateria da marca).

Esperemos que não seja esse o caso, e que as empresas usem esta oportunidade para fazerem aquilo que é o mais correcto, e até aproveitarem para fazer as pazes com os consumidores, no caso daquelas que já recorreram a este tipo de práticas no passado.

4 comentários:

  1. A EPSON faz mesmo isso. Experimentem meter um tinteiro de outra marca. Imprime uma vezes e depois começa a imprimir muita mal e a dizer que tem as cabeças sujas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma experiência diferente. Aqui tinteiros compatíveis de outra marca funcionam sem problemas. Em três impressoras, tanto faz se lhe coloco tinteiros do chinês ou da marca. Já com a HP, a conversa é outra.

      Eliminar
    2. Tenho a mesma situação com Epson, ao fim de algum uso, começa a imprimir mal e só volta ao normal quando metes tinteiros originais

      Eliminar
  2. Proibição de métodos que limitem o tempo de vida de um produto de forma artificial = Deixar de fazer updates após 2 ou 3 anos

    ResponderEliminar