2023/05/29

WhatsApp com partilha de ecrã e usernames

O WhatsApp está a preparar uma funcionalidade de partilha de ecrã, e também de criar usernames que dispensem a necessidade de usar o número de telefone como identificador principal.

Por agora ainda em fase de testes para um número reduzido de utilizadores da app beta, o WhatsApp está a preparar a prática funcionalidade de partilha de ecrã. Uma funcionalidade é prática mas que também acarreta diversos riscos, com a própria app a alertar que a empresa poderá ter acesso a passwords, fotos, e outros informação que os utilizadores exibam no ecrã durante esta partilha. De notar que isto apenas vem deixar o WhatsApp em pé de igualdade com outros serviços de videochamada, e que até FaceTime da Apple passou a ter esta funcionalidade no início do ano.

Outra alteração, que parece simples mas é significativa, é que o WhatsApp também está a preparar-se para disponibilizar a criação de usernames, que funcionariam como identificadores únicos dos utilizadores. Isto permitiria evitar a disponibilização do número de telefone como forma de contacto, que foi um factor de sucesso para o crescimento inicial do WhatsApp, mas que se vai tornando potencialmente incómodo nesta fase do serviço. Muitas pessoas sentir-se-ão mais confortáveis ao partilhar um nome de utilizador, ao estilo do que fazem noutras plataformas, do que revelar o seu número de telefone.
Relembre-se que recentemente o WhatsApp passou também a permitir a edição de mensagens para corrigir erros, durante um prazo de 15 minutos após o envio da mensagem.

2 comentários:

  1. Onde ficará o mercado de nomes de utilizador?

    Procuro o nome de utilizador "Mark Zuckerberg".

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. ahh....ahhh ...muito bom!!

    ResponderEliminar