2023/05/29

Notícias do dia

Cuidado com os alertas silenciados do Waze durante os telefonemas; Mozilla enfurece utilizadores com publicidade full-screen no Firefox; Bluesky coloca o "algoritmo" na mão dos utilizadores; Tesla aplica hardware 4.0 no Model Y; Photopea com substituição mágica AI de elementos nas fotos; ARM revela Cortex-X4 e novos GPUs; Nvidia mostra personagem AI para jogos e G-SYNC ULMB 2 para imagens mais nítidas nos monitores; e dados da Tesla revelam milhares de queixas de acelerações e travagens fantasma.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

As muitas dúvidas sobre os óculos da Apple

A poucos dias do WWDC 2023 (de 5 a 9 de Junho), são muitas as incógnitas sobre os muito aguardados óculos da Apple.

A Apple tem feito grande investimento neste sector dos óculos de Realidade Aumentada, esperando que seja o próximo grande campo que suceda à actual geração dos smartphones. Este é um sector onde muitas grandes empresas têm tentado entrar, desde o tempo da Google com os Glass (que se vieram a revelar um grande desapontamento depois de terem tido uma apresentação ultra-ambiciosa), a compra da Oculus pela Meta / Facebook, a promessa (não cumprida) do Magic Leap, e muitos outros. Mas, o que é certo é que nenhuma dessas empresas tem a combinação de factores que a Apple tem, que vão desde a capacidade de desenvolvimento à capacidade de produção em larga escala.

Por um lado, a Apple tem argumentos que podem conjugar todos os falhanços anteriores e destilá-los num produto que, finalmente, esteja pronto para cumprir com as expectativas dos consumidores. Por outro lado, há quem argumente que desta vez a Apple poderá não ter conseguido chegar a esse ponto crítico e tenha feito concessões que os consumidores não estejam dispostos a tolerar (como ter um pack extra à cintura com um cabo a ligar aos óculos). Iremos descobrir já na próxima semana.


Chrome com painel lateral para extensões

O painel lateral nos browsers está a tornar-se num elemento de interface cada vez mais comum e de uso frequente, e o Chrome vai permitir que as extensões o utilizem.

Em breve, as extensões no Chrome poderão apresentar conteúdos num painel lateral, que poderá estar associado a um só site ou ser permanente e manter-se durante visitas a sites diferentes. Claro que os utilizadores continuarão a ter controlo sobre o seu comportamento, podendo esconde-lo / mostrá-lo, ou até escolher de que lado da janela do browser deverá aparecer.


Nintendo encerra emulador Dolphin no Steam

A Nintendo não dá tréguas aos emuladores, e depois de ter encerrado o emulador Skyline para Android, também fez o mesmo com o Dolphin no Steam.

O Dolphin é um dos mais populares emuladores de consolas da Nintendo, e que estava prestes a ser disponibilizado no Steam. Uma estreia que agora fica adiada de forma permanente por pressão da Nintendo sobre a Valve. Os responsáveis pelo projecto criticam esta decisão, dizendo que a Valve poderia ter ignorado os pedidos da Nintendo, uma vez que não existiu uma "queixa oficial", e que assim ficam sem qualquer método de recurso para poderem argumentar em sua defesa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O "bug do ano 2000" foi o nome dado ao receio que se tinha do caos que poderia acontecer nos computadores com a transição de 1999 para o ano 2000, por conta dos programas que se limitavam a guardar o ano como um número de dois dígitos. O caos não veio a acontecer, com a maioria das empresas e programas a fazerem as devidas alterações atempadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)