2023/06/01

A vida secreta dos portáteis enviados para reciclagem

Uma investigação sobre o destino de portáteis enviados para reciclar revela que alguns deles acabam por ir parar a locais bastante curiosos.

Uma investigação no Reino Unido quanto ao destino dos portáteis entregues para reciclagem acompanhou o percurso de 14 portáteis, e descobriu que enquanto dez foram processados correctamente, os restantes quatro tiveram percursos bastante diferentes.

É esperado que quando se entrega um produto para reciclagem, este seja efectivamente reciclado da forma mais sustentável possível. No entanto, trackers instalados nestes portáteis revelaram que alguns deles acabaram por: ser utilizados por funcionários dos centros (nalguns casos com a empresa a dizer que tinham sido roubados); ou vendidos a empresas que os podem revender no Ebay ou exportar para outros países.

Num dos casos, o portátil foi seguido de um centro de reciclagem para uma praia a centenas de quilómetros de distância, depois regressando a uma zona residencial. Mas a aventura não se ficou por aí, tendo depois seguido para um novo centro de reciclagem, de onde terá sido "roubado" novamente e ido parar a outra morada residencial.
Considerando-se que a melhor "reciclagem", no caso de produtos ainda funcionais, será continuar a utilizá-los. Talvez uma das melhores soluções seja simplesmente uma clarificação do destino dado a estes produtos.

Uma das empresas, quando confrontada com o destino de um dos portáteis que lhe tinha sido entregue para reciclar, optou por simplesmente actualizar a descrição que tinha, passando de um simples "os produtos entregues irão ser reciclados" para "os produtos irão ser reciclados, recuperados, ou vendidos".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)