2023/06/09

OneDrive da MS ficou offline devido a ataque DDoS

Um ataque DDoS de um grupo de hackers interrompeu o funcionamento do OneDrive e Portal Azure da Microsoft.

Por muito convenientes que os serviços cloud possam ser, de vez em quando lá surge um incidente que nos relembra dos pontos negativos de se depender de algo que está a funcionar "na nuvem" e que por vezes pode ficar inacessível nos momentos mais inconvenientes.

Quem tentasse aceder ao OneDrive através do onedrive.live.com ou ao Portal Azure via o portal.azure.com arriscava-se a deparar-se com uma página em branco a indicar um erro. Apesar de não ter confirmado oficialmente tratar-se de um ataque DDoS, estes acontecimentos coincidiram com o anúncio de um ataque por parte de um grupo auto-designado por "Anonymous Sudan", que disse estar a dar uma "lição de honestidade à empresa depois de terem mentido", mas que alguns investigadores dizem ser um grupo pró-Russo a usar o "Anonymous" como camuflagem para realizar ataques contra empresas dos EUA.
A MS diz que o serviço OneDrive no desktop, assim como a sincronização através da app e do Office, não foram afectados.

Desta vez os serviços visados foram o OneDrive e o Portal Azure; em breve descobriremos se a coisa se ficou por aqui ou se se irá expandir a outros serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)