2023/06/03

PowerX propõe navio-bateria para transportar electricidade pelos oceanos

A PowerX está a planear um navio-bateria, capaz de transportar 241 MWh através dos oceanos e fazer a ligação a locais desligados da rede eléctrica global.

Uma das grandes vantagens da energia eléctrica é a de ser de fácil distribuição, dispensando a necessidade de petroleiros que transportam combustíveis fósseis através do planeta. Mas, poderá haver situações onde seja necessário transportar energia eléctrica de forma idêntica, e é nisso que aposta a PowerX.

A PowerX acha que faz sentido criar navios-bateria, capazes de transportar centenas de MWh através dos mares. Estes navios poderia levar energia eléctrica a ilhas, ou recolher energia de parques eólicos ou solares flutuantes que não tivessem ligação directa a redes eléctricas. A empresa também refere que, à medida que a tecnologia das baterias for evoluindo, será possível oferecer maior capacidade de transporte de energia a mais baixo custo.

Apesar de ser muito mais eficiente ter a produção de energias renováveis nos locais que delas necessitam, não deixa de ser uma proposta interessante para casos bastante específicos. Nem que seja para a eventualidade de situações de emergência, onde seja necessário disponibilizar energia numa zona que tenha sido assolada por furacões ou terramotos e ficado sem infraestrutura.

1 comentário:

  1. Deviam começar por dizer se o motor é eletrico :) parto do principio que sim.

    ResponderEliminar