2023/06/03

Jaguar recolhe os I-Pace por risco de incêndio das baterias

A Jaguar arrisca-se a repetir o incidente com os Chevy Bolt, devido às baterias da LG.

A Jaguar já avançou com um processo oficial de recolha nos EUA relativo aos I-Pace, devido ao risco de incêndio espontâneo durante o carregamento das baterias.

É uma recolha que afecta todos os modelos fabricados desde Junho de 2018 na fábrica de Graz, e que peca por ser tardia. Já tinham havido vários relatos de incêndios com os I-Pace sinalizados o ano passado, e o facto de usarem células de bateria da LG Energy, como as que levaram à recolha dos Bolt, fazia temer o pior. Mas a Jaguar demorou mais um ano a admitir o problema.

O caso seguramente ainda vai dar muito que falar, pois a Jaguar, embora esclareça desde já que as alterações não terão qualquer custo para os clientes, parece não estar com muita vontade de trocar fisicamente as baterias problemáticas. Em vez disso, e tal como a Chevy tinha tentado fazer nos Bolt, vai fazer uma monitorização mais apertada do estado da mesma, para tentar evitar que se atinja o ponto "incendiário", e limitando a carga a 75% no caso das baterias problemáticas.

Obviamente, não sei que tipo de sentimento terão os clientes que compraram um I-Pace, e agora ficam com esta preocupação na consciência de todas as vezes que deixarem o seu carro a carregar na garagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)