2023/06/18

Tesla patenteia volante by-wire

A Tesla demonstra estar a avançar com o seu volante by-wire, com uma nova patente a revelar o funcionamento do sistema.

Há muito que se sabe que a Tesla tem estado a trabalhar num sistema de volante by-wire que remove a ligação mecânica entre o volante e as rodas. Era algo que era esperado para acompanhar o lançamento do seu volante yoke, já que evitaria a necessidade de dar voltas completas com o volante rectangular. Sem a ligação mecânica, o sistema pode ajustar o ângulo de viragem das rodas em função da velocidade e necessidade, abrindo todo um novo conjunto de possibilidades.

Os carros já contam com diversos sistemas "by-wire", como no acelerador, caixas de velocidade (automáticas), e nalguns casos até nos travões. Mas, como se pode imaginar, mudar para um volante by-wire vem acompanhado de múltiplas preocupações do ponto de vista da segurança. E no caso da Tesla, a resposta é todo um conjunto de sistemas redundantes, que asseguram que o carro manterá a capacidade de virar as rodas mesmo em caso de múltiplas falhas - algo que, na verdade, não é propriamente novidade, pois é o que a Toyota já faz no volante by-wire do Lexus RZ 450e.
A remoção dos elementos mecânicos dá também mais liberdade aos fabricantes a nível da concepção do habitáculo, pois deixa de se ter a tradicional coluna de direcção como elemento obrigatório em redor do qual se tinha que posicionar todos os restantes elementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)