Os Android passam a alertar para a presença de AirTags e outros trackers escondidos que acompanhem o utilizador - e no processo também ajudam os ladrões.
Depois dos casos em que AirTags da Apple e outros trackers Bluetooth foram utilizados para seguir pessoas sem o seu conhecimento ou consentimento, depressa foram implementados sistemas para alertar utilizadores no caso de terem trackers não registados por si a acompanharem-nos de forma suspeita. A Apple implementou avisos automáticos nos iPhones, e no lado dos Androids a Google lançou uma app para o efeito, que pecava pela necessidade de ser executada manualmente para fazer essa verificação.
Agora, o Android ganha funcionalidade equivalente aos iPhones, passando a dar alertas automáticos no caso de ser detectado um tracker a seguir o utilizador.
O sistema permite ver um mapa que exibe o percurso que o tracker fez a acompanhar a pessoa, que poderá permitir identificar em que local terá sido inicialmente colocado; e também permite tocar um som de localização do tracker para que seja facilmente descoberto. Também é apresentada informação adicional do tracker se se aproximar o tracker do smartphone, potencialmente ajudando a identificar o seu dono (não que isso seja provável nos casos em que alguém quer usar estes trackers de forma abusiva, havendo até modelos modificados para remover os sons e dificultar a sua detecção), assim como instruções de como se poderá interromper o tracking para não revelar a localização ao seu dono.
A ideia é boa no caso de tracking indesejado, mas acaba também por impossibilitar o uso legítimo dos trackers para localização de dispositivos roubados. Isto porque também os ladrões irão ser notificados de um tracker que esteja escondido num qualquer produto que tenham roubado, facilitando a descoberta do tracker e a sua desactivação.
2023/07/28
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)