2023/07/10

China cancela trégua nos preços dos automóveis eléctricos

A associação de fabricantes de automóveis na China apressou-se a cancelar a sua "trégua" que visava refrear as competitivas reduções de preço que têm sido feitas nos automóveis eléctricos.

O mercado nos automóveis eléctricos tem estado ao rubro, perante coisas como a redução substancial de preços que a Tesla fez, e que teve que ser seguida por outros fabricantes. Claro que poucos serão aqueles que gostam de baixar preços, e por isso a CAAM (China Association of Auto Manufacturers) avançou com um pedido formal de 16 dos seus membros - que incluem a Tesla, Nio, XPeng e outros - para que se acabasse com esta política de "preços anormais" nos automóveis eléctricos.

Mas, bastaram dois dias para que a CAAM cancelasse oficialmente este pedido, já que isso acabava por ser uma óbvia admissão de concertação de preços, que rapidamente iria atrair as atenções das entidades reguladoras.

As marcas que tinham assinado este pedido foram: Dongfeng Motor, China FAW, SAIC, BAIC, Changan Automobile, GAC, Chery, JAC, Geely, China National Heavy Duty Truck, Great Wall Motor, BYD, Nio, Li Auto, Xpeng, e Tesla.

E embora seja possível que o cancelamento público dê lugar a "acordos secretos", depois deste pedido público, certamente ficam sob um olhar bastante mais atento sobre os preços que irão praticar nos próximos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)