Nos últimos dias o Twitter começou a impedir a visualização de contas e tweets para visitantes sem contas e sem login feito no Twitter. Agora, passa a aplicar um ridículo limite no número de tweets que se pode ler, que é de 600 publicações por dia para os utilizadores registados, 300 publicações para novas contas, e 6000 posts para contas pagas.
Elon Musk justifica esta medida face a "níveis elevados" de roubo de dados, em potencial insinuação a que alguma empresa (ou empresas) estivessem a recolher todos os dados publicamente visíveis do Twitter para coisas como o treino de modelos AI.
To address extreme levels of data scraping & system manipulation, we’ve applied the following temporary limits:
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023
- Verified accounts are limited to reading 6000 posts/day
- Unverified accounts to 600 posts/day
- New unverified accounts to 300/day
Musk diz que a medida será temporária e que espera em breve poder aumentar estes limites para 800, 400 e 8000 respectivamente. Mas, perante este tipo de atitude, houve tantos utilizadores a mudarem-se para o Bluesky que o serviço teve que suspender as novas adesões; e no Mastodon também se registaram mais de 20 mil novas adesões.
Para alguém que quer solucionar a condução autónoma e colonizar Marte, acho que teria sido possível encontrar forma de bloquear ou restringir os acessos "excessivos" por parte dos tais serviços que preocupam Elon Musk, sem afectar o uso típico da maioria dos utilizadores.
Actualização: Passada uma semana o Twitter volta a exibir tweets publicamente sem login.
Ridículo!
ResponderEliminarArranjas um código para Bluesky Carlos?