O iPhone 14 da Apple estreou um serviço de pedidos de emergência via satélite, e a Google prepara-se para replicar a funcionalidade no Android.
No Google Messages já foram detectadas referências a este serviço, que aparentemente será feito através de uma parceria com a Garmin, que já disponibiliza dispositivos com pedidos de emergência via satélite.
A parte positiva é que isto asseguraria acesso imediato ao serviço em praticamente todos os países do mundo (a Apple apenas ainda disponibiliza o serviço numa dezena de países, apesar da cobertura de satélite chegar a todo o mundo, suspeitando-se que seja por questões de legislação de cada país). A parte negativa é que, actualmente, esse é um serviço pelo qual a Garmin cobra $15 por mês.Looks like Google Messages may use Garmin Response for the Satellite Emergency SOS
— Neïl Rahmouni 🐢 (@neil_rahmouni) August 28, 2023
If true it could mean that Emergency Satellite messages would be available in 150+ countries👀https://t.co/egVqM6JaJV
(1st screen is a mockup, 2nd are the translations found in Google Messages) pic.twitter.com/Rza9BUxJwJ
A melhor opção seria a Google fazer algum tipo de acordo para permitir o envio de mensagens durante um ano ou dois antes de começar a cobrar pelo serviço, tal como a Apple está a fazer. O serviço SOS satélite da Apple é gratuito durante dois anos, mas a Apple ainda nem sequer revelou quanto é que irá custar após esse período. Seguramente será um preço que deverá incentivar a que os clientes comprem um novo iPhone para terem direito a mais dois anos.
O serviço de SOS satélite já permitiu salvar a vida a várias pessoas, e é daquelas coisas que ninguém espera precisar usar... até ao dia em que precisa. Nessa altura seria extremamente embaraçoso (e preocupante) que uma pessoa pudesse morrer porque não prolongou a subscrição do serviço satélite.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)