Muitos utilizadores com iPhones 14 estão a reparar que, com menos de um ano de utilização, o estado de saúde da sua bateria já indica valores de 90% ou até menos, quando normalmente esse tipo de degradação só se deveria começar a fazer sentir após dois anos de utilização.
Oficialmente a Apple diz que as baterias deverão manter uma capacidade de cerca de 80% após 500 ciclos de carga completos, pelo que estes valores poderão estar dentro dos parâmetros que a Apple considera normais caso se tratem de utilizadores que têm recarregado o seu iPhone mais que uma vez por dia. Ainda assim, há casos de pessoas que sempre tiveram iPhones e cujos modelos anteriores não indicaram este nível de degradação para o mesmo estilo de uso. Mas, poderá mesmo haver algum caso que mereça ser analisado, pois o meu iPhone 14, que tem levado com carregamentos bastante frequentes - e muitas vezes com aquecimento notório (sendo que o calor é um dos motivos mais comuns e frequentes para a degradação das baterias) - continua a indicar 100% de saúde da bateria.
My iPhone 14 Pro is down to 88% battery capacity after less than a year.
— Joanna Stern (@JoannaStern) August 11, 2023
Is it because I use my phone too much and have already hit 450 charge cycles?! (That's what Apple Store says.) Is it from heat from fast charging? Is there something up with the battery?
My newsletter…
Esperemos é que isto não leve a uma "correcção à Apple", em que se limitem a "ajustar" (para não dizer falsificar) o nível de saúde de bateria indicado enquanto o iPhone está dentro do período da garantia, só passando a exibir o valor real depois da garantia ter terminado. Afinal, estamos a falar da empresa que escondeu estar a abrandar os iPhones quando tinham a bateria envelhecida, só o admitindo quando já não podiam negar mais, e depois dizendo que só o tinham feito para benefício dos utilizadores.
Temos um iPhone 14 com 9 meses e está com problemas de duração da batería e aquecimento mesmo estando a 96% da saúde da bateria segundo o relatório do telemóvel.
ResponderEliminarHá uns medidores USB baratinhos que fazem a medição da energia que passou por lá e assim conseguem uma estimativa da capacidade da bateria. por ex este https://pt.aliexpress.com/item/1005005467118138.html
ResponderEliminarA melhor solução é apoiar a união europeia com a politica de obrigar os fabricantes de smartphones a terem a bateria de fácil substituição. Que ter baterias embutidas nos smartphones foi uma invenção da Apple que todos copiaram porque serve para vender penalizando o consumidor, só aconteceu porque não havia legislação que nos protegesse... Como se alguém que inventasse uma droga e começasse a vende-la antes de ser ilegal...
ResponderEliminarIt's not that easy.
EliminarÉ discutivel. Isto por causa da certificação IP68...Se houver fugas como acesso fácil à bateria, deixa ter acesso à certificação.
Nem venham com exemplos, dos antigos Galaxy S4 e S5 que vinham com essa certificação, mas depois apresentava problemas de humidade na câmara e corrosão fácil da água nos primeiros usos...
Isto é uma faca de 2 gumes