2023/08/25

Dropbox acaba com espaço ilimitado

Demorou, mas o Dropbox junta-se aos serviços que acabam com a modalidade de espaço ilimitado na cloud.

Nos últimos anos assistimos a múltiplos serviços, como os da Amazon, e mais recentemente da Google, que acabaram com as modalidade de espaço ilimitado, passando a aplicar limites. É também o que acontece com o Dropbox.

O Dropbox diz que devido a alguns clientes abusivos, que têm usado espaço excessivo para cryptomining, e outros que nalguns casos até revendem o espaço, usando milhares de vezes mais espaço que uma conta típica, vai passar a implementar limites. As novas subscrições passarão a ter 15 TB no plano Advanced com três contas, mas os utilizadores já existentes que usarem menos de 35 TB poderão manter esse espaço, mais 5 TB de espaço partilhado, durante cinco anos sem qualquer custo extra.

Em vez de simplesmente bloquear as contas que usam espaço excessivo, o serviço diz que tem estado a contactar os clientes que usam mais de 35 TB no sentido de arranjar soluções adequadas.

Embora se possa perceber a posição da Dropbox, é simplesmente o reflexo de terem oferecido algo que, inevitavelmente, não podiam cumprir. Quando se disponibiliza um plano com espaço "ilimitado", será desde logo necessário antecipar que irão existir utilizadores que irão querer tirar partido disso e levar o serviço ao limite. Por isso, seria sempre benéfico dizer desde logo que se disponibiliza até um máximo de X gigabytes ou terabytes, e ficam esses abusos de espaço automaticamente limitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)