2023/08/18

YouTube remove vídeos com desinformação sobre cancro

O YouTube actualizou as políticas referentes a vídeos que promovam desinformação sobre cancro.

A partir de agora e ao longo das próximas semanas, O YouTube irá remover conteúdo que promova tratamentos contra o cancro comprovadamente prejudiciais ou ineficazes, ou que desencoraje os espectadores a procurar tratamento médico. Isto inclui conteúdo que promova tratamentos não comprovados ao invés de cuidados aprovados, ou como uma cura garantida, assim como tratamentos que foram especificamente considerados prejudiciais pelas autoridades de saúde. Por exemplo, um vídeo que afirma que "o alho cura o cancro" ou que incentive as pessoas a "tomarem vitamina C em vez de fazerem radioterapia" seria removido.

O YouTube vai otimizar várias das nossas diretrizes relacionadas à desinformação sobre saúde para que estas sejam classificadas em três categorias: prevenção, tratamento e negação. Estas políticas serão aplicadas a condições de saúde, tratamentos e substâncias específicas em que o conteúdo contradiga as autoridades locais de saúde ou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para determinar se uma condição, tratamento ou substância está no escopo das nossas políticas de desinformação sobre saúde, vamos avaliar se o conteúdo está associado a um alto risco à saúde pública, se tem orientação disponível vinda publicamente das autoridades de saúde em todo o mundo e se é geralmente propenso à desinformação.

A estrutura será da seguinte forma:
  • Desinformação sobre prevenção: vamos remover o conteúdo que contradiga as orientações das autoridades de saúde sobre a prevenção e transmissão de condições específicas e a segurança e eficácia das vacinas aprovadas. Por exemplo, isto abrange o conteúdo que promova uma substância nociva para a prevenção de doenças.
  • Desinformação sobre o tratamento: vamos remover o conteúdo que contradiga as orientações das autoridades de saúde sobre tratamentos para condições específicas, incluindo a promoção de substâncias ou práticas nocivas específicas. Os exemplos incluem conteúdo que incentive o uso de remédios não comprovados em vez de procurar atendimento médico para condições específicas, tais como promover o cloreto de césio como tratamento para o cancro.
  • Desinformação relacionada à negação: vamos remover o conteúdo que conteste a existência de condições de saúde específicas. Isto inclui conteúdo que negue que pessoas morreram de COVID-19.
[Google]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)