2023/09/15

Notícias do dia

França proíbe venda do iPhone 12 devido a níveis RF; Tesla com instalação de mala motorizada nos Model 3 pré-2021; nova versão Emoji 15.1 inclui imagens de fénix e abanar de cabeça; Ring Pet Tag quer facilitar localização de cães e gatos perdidos via QR Codes; e X com verificação de contas via documentos oficiais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

Apple prepara actualização para emissões do iPhone 12

Tal como era esperado, a Apple diz já estar a preparar uma actualização para resolver a questão das emissões RF do iPhone 12, que a entidade reguladora francesa diz estarem acima dos valores permitidos na UE, levando à suspensão das vendas e eventual recolha dos iPhone 12 já vendidos se a Apple não corrigir o problema.

É uma situação que se pode alastrar a outros países da UE, alguns dos quais já anunciaram que também irão proceder a testes próprios, mas a Apple continua a contestar os resultados dizendo que o iPhone 12 foi certificado por múltiplas entidades internacionais como estando dentro dos parâmetros exigidos pelos diversos países onde é comercializado. É certamente um assunto que irá continuar a dar que falar, e veremos se não acaba por descambar num novo caso estilo dieselgate, em que também os fabricantes de smartphones estejam a "esconder as emissões" durante os testes, e depois tenham emissões RF superiores ao permitido durante o funcionamento no dia a dia.


iPhone 15 tem porta USB standard

Ao contrário do que alguns rumores indicavam, a Apple não irá fazer jogadas maquiavélicas com a obrigação de usar USB-C nos iPhone 15.

A Apple foi forçada a adoptar o USB-C nos iPhone por exigência de legislação da UE que entra em vigor no final do próximo ano, e não ficou muito contente com isso - apesar de, nos iPads, já ter adoptado o USB-C há alguns anos. O receio era de que a Apple, por ter sido obrigada a isso, poderia implementar o USB-C de forma que tecnicamente cumprisse os requisitos da UE, mas da pior forma possível, limitando as funcionalidades do USB a não ser que se utilizassem cabos ou dispostivos especiais certificados pela Apple, ao estilo do anterior programa MFi (Made For iPhone) que certificava os cabos e acessórios Lightning. Felizmente, não vai ser esse o caso, e a Apple vai seguir o protocolo USB standard, permitindo a utilização de todos os acessórios e cabos USB. A única diferença é que, enquanto os iPhone 15 irão estar limitados a velocidades USB mais reduzidas, os iPhone 15 Pro poderão usufruir de velocidades USB 3.0.


Entregas do iPhone 15 Pro Max só em Novembro

Abriram hoje as encomendas dos novos iPhone 15 Pro, e as entregas dos iPhone 15 Pro Max já estão a derrapar para o mês de Novembro.

Quem tentar encomendar um iPhone 15 irá deparar-se com prazos de entrega estimados que vão de 2 a 9 de Outubro para os iPhone 15 e iPhone 15 Pro, mas que já se prolongam para 7 a 14 de Novembro no caso dos iPhone 15 Pro Max, que estreiam a nova câmara com teleobjectiva óptica 5x. Datas que parecem confirmar os rumores de que os Pro Max estariam mais atrasados, apesar da Apple ter optado por anunciar que todos os modelos começariam a ser entregues a 22 de Setembro.

Curiosamente, os iPhone 15 Plus são os que de momento têm entrega mais rápida, indicando a entrega já para 27 de Setembro. Claro que, também poderão arriscar tentar apanhá-los numa loja física, a partir da próxima semana, dia 22 de Setembro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O browser Opera foi lançado em 1995, fazendo dele um dos mais antigos ainda em actividade. Até 2013 usou o seu próprio motor Presto, mas desde então passou a utilizar o Chromium que também serve de base ao Chrome e outros browsers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)