2023/10/16

Apple prepara base para actualizar iPhones nas caixas

A Apple quer resolver o problema de vender iPhones desactualizados, com um novo dispositivo capaz de actualizar o sistema enquanto estão dentro das caixas nas lojas.

Hoje em dia já se tornou praticamente inevitável que qualquer produto tenha que receber uma actualização assim que chega às mãos dos utilizadores. Nos jogos essa situação já se tornou uma rotina, obrigando a descarregar mais uma dezenas de gigabytes apesar de já se ter feito o suposto download antecipado desses gigabytes previamente, e nos smartphones também é um processo que se torna cada vez mais comum.

Nos iPhones, embora o processo de transferência de um iPhone anterior para um novo iPhone possa efectuar essa actualização automaticamente, isso nem sempre corre bem, obrigando a passar pelo processo bastante inconveniente de ter que configurar o novo iPhone como sendo um novo dispositivo, para se poder efectuar a actualização do sistema, para só depois se voltar a fazer um reset de fábrica e novo processo de transferência do antigo. Algo que em breve poderá tornar-se desnecessário, pois a Apple está a preparar um dispositivo capaz de fazer a actualização com os iPhones ainda dentro da caixa.

O dispositivo, semelhante a uma base de carregamento wireless, conseguirá ligar o iPhone remotamente, efectuar a instalação da versão mais recente do sistema, e voltar a desligar o iPhone. E uma vez que os iPhones suportam carregamento wireless, também deverá assegurar que o iPhone tem alimentação e mantém o nível de bateria dentro dos valores habituais (os iPhones vêm da fábrica com nível de bateria entre os 50-60%, para minimizar a perda de energia e degradação da bateria).

Desta forma, os compradores evitarão passar pelo incómodo da primeira actualização, tornando a experiência de utilização bastante mais agradável.

2 comentários:

  1. Meter um smartphone a funcionar para fazer uma atualização de SO e carregar, apertado e rodeado de papel, dentro de uma caixa selada, para uma ideia um pouco arriscada.

    ResponderEliminar
  2. Não me admirava que essa base tivesse um encapsulamento à prova de fogo, eventualmente com um sistema automático de extinção de incêndios.

    ResponderEliminar