A Qualcomm está a remodelar a designação dos chips dedicados a dispositivos Windows on ARM, focando-se num nome mais popular: Snapdragon X.
A Qualcomm já tem chips ARM dedicados a computadores Windows há alguns anos, com o Snapdragon 8cx a ter sido lançado em 2018, acompanhado do Snapdragon 8c em variante mais modesta. Agora, anuncia que a designação com "c" e "cx" era demasiado confusa para os consumidores, e optando por designar os chips por Snapdragon X para que sejam facilmente distinguidos dos demais Snapdragon destinados às plataformas mobile.
Considerando que os mais recentes chips da família eram o Snapdragon 8cx Gen 3 e o 7c+ Gen 3, não se pode dizer que a ideia da simplificação chegue em má hora, mas falta ver em que é que irá concretizar-se na prática. Se acabar por ser um Snapdragon X8 e X7, pode ser que fique mais diferenciado e interpretável - pelo menos até ao momento em que começarem a lançar portáteis Windows com 5G, que usem modems Snapdragon X75 ou mais recentes, voltando a contribuir para a confusão.
A Qualcomm parece querer colocar tudo sob o "bom nome" Snapdragon, quando provalvemente já deveria ter criado designações diferentes para diferentes gamas de produtos - com os modems a serem um dos casos flagrantes. Os primeiros dispositivos com chips Snapdragon X deverão chegar ao mercado no início de 2024.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)