2023/10/24

Serviço de mensagens descentralizado Matrix já tem 115M de utilizadores

O protocolo de mensagens descentralizadas Matrix lançou a sua versão 2.0 com melhorias a nível de velocidade e segurança.

O Matrix é um protocolo que tem lutado contra a corrente, no sentido em quer libertar os utilizadores de qualquer serviço específico e, em vez disso, permitir que múltiplos serviços comuniquem entre si. Já falamos dele em 2021, e agora chega a versão Matrix 2.0, acompanhada pelo anúncio de que são cada vez mais os utilizadores que valorizam essa liberdade. O número de utilizadores praticamente duplicou nos últimos três meses, passando dos 60 milhões em Julho para os 115 milhões em Outubro.

A nova versão traz o suporte para chamadas VoIP em grupo com encriptação end-to-end com centenas de participantes; uma nova API de sincronização que acelera o processo de login e visualização inicial, carregando apenas os elementos necessários (os responsáveis dizem que isso permite que as apps Matrix possam ser mais rápidas que o iMessage, WhatsApp e Telegram); processo de entrada em salas acelerado; e mudança para o protocolo de autenticação OpenID Connect, mais seguro, adequado para empresas, e que também facilita a interoperação com outros serviços.
Quem quiser experimentar as vantagens do Matrix pode usar a app ElementX, que incorpora todos os benefícios da nova versão do Matrix 2.0, numa edição optimizada da app Element normal focada no desempenho.

De notar que o Element é utilizado por entidades como a NATO, ONU, Departamento de Defesa dos EUA, Forças Armadas Alemãs, Ministério da Defesa do Reino Unido, e muitos outros governos, entidades e empresas que valorizam a segurança e independência de qualquer serviço proprietário.

3 comentários:

  1. Era interessante ver como se compara com o Jami ( https://jami.net/ ) que apesar de ser mais virado às video-chamadas também assenta nos protocolos descentralizados e apela à privacidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tbm tem mensagens instantaneas, cliente para ios, android, windows, mac, e é open source

      Eliminar