Num caso curioso, o sistema antivirus da Avast considerou a app Google como malware em Android.
Considerar a app Google como malware é uma situação algo complicada, que poderia ter sido pior se tivesse afectado componentes do sistema que fossem impedidos de correr e impossibilitassem o uso normal do smartphone. No entanto, o caso foi minimizado por não acontecer de forma global mas apenas em em smartphones da Huawei, Honor e Vivo com o antivirus Avast instalado - com a empresa a dizer que apenas afectou um "número reduzido de clientes", como já é tradição em qualquer tipo de notícia de algo que tenha corrido mal.
O antivirus alertava os utilizadores que a app da Google era malware por poder enviar mensagens SMS, descarregar e instalar outras apps, e roubar informação sensível; recomendando a sua desinstalação.
A Avast depressa veio esclarecer que se tratava de um falso-positivo, com o sistema a detectar erradamente o processo responsável pela apresentação da caixa de pesquisa da Google como sendo malware.
Nesta altura já foi disponibilizada uma actualização que corrige o problema, pelo que quem usar o Avast só terá que se assegurar que tem a versão mais recente da app e das definições de detecção de malware.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)