Os ataques de spam Bluetooth vão tornar-se mais comuns e frequentes, agora que passam a ser possíveis através de uma app Android.
Recentemente falamos dos ataques de spam Bluetooth potenciados pelo pequeno Flipper Zero. Nessa altura a situação não passava de uma curiosidade, tendo em conta que haveria baixa probabilidade de nos depararmos com alguém com um destes dispositivos (até pelo risco de passarem por episódios infelizes nos aeroportos). Mas agora isso está prestes a mudar.
Tirando partido da versatilidade dos Android, um developer converteu os ataques de spam Bluetooth para uma app "Bluetooth-LE-Spam" , que possibilita serem feitos a partir de smartphones Android comuns.
O ataque afecta dispositivos Android e Windows, provocando notificações de acessórios Bluetooth que se querem ligar ao equipamento via Nearby Share e Fast Pair. E apesar de não ser tão eficaz quanto os ataques do Flipper Zero - pois o sistema Android aplica algumas restrições nas transmissões Bluetooth - é seguramente suficiente para chatear quem estiver por perto. E como factor de chatice adicional, enquanto estes ataques estiverem a ser feitos, é bastante provável que qualquer acessório Bluetooth, como teclados e ratos, deixem de funcionar, resultando em arreliações acrescidas para as vítimas.
Como referimos anteriormente, é possível desligar as notificações destes pedidos Bluetooth ou, em alternativa, podem desligar completamente o Bluetooth se estiverem a ser alvo de um ataque deste tipo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)