2023/11/08

Cruise recolhe automóveis autónomos após acidente com peão

A Cruise anunciou uma actualização para evitar o infeliz acidente com um peão que levou à suspensão da sua licença de operação de táxis autónomos no mês passado na Califórnia.

Os serviços de táxi autónomos, da Waymo (Google) e Cruise (GM) não têm sido pacíficos, e no mês passado a Cruise foi obrigada a suspender operações na sequência de um acidente de atropelamento de um peão. E agora temos os detalhes.

O acidente foi inicialmente provocado por outro automóvel, conduzido por um condutor humano, que projectou um peão para a frente um automóvel da Cruise, tendo sido atropelado por este e ficado preso debaixo do veículo. O problema é que o carro detectou erradamente a situação como sendo uma pequena colisão lateral, e iniciou o processo de encostar à berma para libertar a via de rodagem, e ao fazê-lo, arrastou o peão preso debaixo do veículo ao longo de vários metros.

A Cruise disse já ter uma actualização que corrige este cenário, assegurando que o carro fica imobilizado para não agravar os ferimentos de um peão nestas circunstâncias (ou até provocar a sua morte), mas veremos se isso é suficiente para apaziguar os reguladores ao ponto de reaver a sua licença. O ano passado já tínhamos visto outro cenário, felizmente sem danos físicos, em que um carro da Cruise fugiu à polícia depois de ter sido mandado parar por circular sem as luzes ligadas à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)