O WhatsApp tem uma nova opção para proteger a privacidade dos utilizadores, escondendo o seu endereço IP e localização durante as chamadas.
Poucos podem pensar duas vezes antes de efectuar uma chamada através do WhatsApp, mas quando o fazem estão a fazer uma ligação directa entre o seu smartphone e o de destino, fazendo com que seja tecnicamente possível determinar o seu endereço IP e, consequentemente, a sua localização (a não ser que esteja a usar um serviço de VPN ou equivalente). Mas agora, passamos a ter forma de o evitar.
A nova opção de privacidade Protect IP Address in Calls, disponível em Settings > Privacy > Advanced em iOS e Android, esconde o endereço de IP do utilizador, fazendo com que a chamada seja reencaminhada através de servidores do WhatsApp.
Tudo o que o outro utilizador poderá ver é um endereço IP que pertence a um servidor do WhatsApp sem qualquer relação com o IP e localização do outro interveniente. E uma vez que as chamadas têm encriptação end-to-end, fica também assegurado que o WhatsApp não poderá escutar as conversas mesmo que quisesse.
O único factor contra, do ponto de vista técnico, é que este método é menos eficiente do que a ligação P2P directa entre utilizadores, fazendo com que as comunicações tenham que viajar até ao servidor e de lá até ao destino. Mas, é esse o preço a pagar (na prática, idêntico ao da utilização de uma VPN) para se ter essa protecção de privacidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)