2023/11/02

Cybertruck apanhado em teste de direcção traseira

O Cybertruck foi apanhado na Gigafactory Texas em testes do seu sistema de direcção às 4 rodas.

O Cybertruck vai ter finalmente evento de lançamento no final deste mês - se bem que numa fase inicial devendo estar reservado para o habitual grupo de funcionários e amigos da Tesla que estejam mais predispostos a lidar com os problemas iniciais de produção - e vai ser mais um daqueles casos em que o veículo estará a ser testado praticamente até ao dia de lançamento.

Numa gravação de um drone sobre a Gigafactory Texas, podemos ver um Cybertruck a fazer testes do sistema de direcção às quatro rodas, com as rodas traseiras a estarem "desalinhadas" e fazendo com que o Cybertruck se deslocasse de lado como se estivesse a patinar no gelo. O sistema de virar (ligeiramente) as quatro rodas não é propriamente novidade, sendo utilizado em vários modelos há décadas, melhorando a estabilidade do veículo a alta-velocidade (com as rodas a virarem no mesmo sentido das rodas da frente), e também facilitando as manobras a baixa velocidade (virando as rodas em sentido oposto para reduzir o raio de viragem).


Pena é que, pelo menos numa fase inicial, a Tesla não tenha aplicado um sistema de direcção eléctrica ao Cybertruck, que permitiria remover a tradicional ligação mecânica entre volante e rodas; algo que seria adequado para a utilização do volante "yoke" rectangular. Mas, pode ser que isso venha a acontecer na próxima geração.

No final do vídeo também vemos o condutor a rodar o volante diversas vezes. Esperemos que não tenha revelado inadvertidamente um "easter egg" que activa o modo de condução "empenada" quando se gira o volante completamente para um lado e para o outro durante X vezes. :)

1 comentário:

  1. Para que serve este modo para além de publicidade? Outras marcas já fizeram semelhante mas parece me que a utilidade é praticamente nula

    ResponderEliminar