2023/11/01

Países comprometem-se a não pagar resgates de ransomware

Uma aliança de 40 países vai assinar um compromisso para não pagarem resgates em caso de ataques de ransomware.

Os ataques de ransomware têm sido uma praga nos anos recentes, e com ataques que têm aumentado de frequência - com novo recorde atingido em Setembro, com mais de 500 ataques. Depois de vários países terem aumentado a prioridade na luta contra os gangs de ransomware, chega agora esta iniciativa que tenta atingir esses grupos na parte mais crítica: de não conseguirem lucar com a sua actividade.

Estes ataques têm-se centrado principalmente na América do Norte e Europa, e por agora serão 40 os países que se comprometem a não pagar resgates de ransomware.

Há que ter em conta que, a partir do momento em que estes grupos conseguem obter dados confidenciais, de qualquer empresa ou entidade, nunca mais se poderá ter qualquer tipo de certeza que esses dados não serão vendidos ou cedidos - independentemente do resgate ser pago ou não. Mesmo perante a ameaça de exposição pública dos dados, isso é algo que ficará fora do controlo das vítimas - que apenas se podem, e devem, focar na prevenção: com métodos de rápida reposição dos dados e sistemas, e implementar as melhores medidas de segurança que puderem.


O mesmo se aplica para os utilizadores domésticos, que no mínimo deverão assegurar ter backups dos seus dados mais importantes. Ainda recentemente me deparei com mais um infeliz incidente em que um disco avariado levou anos de trabalho de um conhecido; e - hoje mesmo - levei com um alerta do Windows a dizer que tenho um disco em risco de falha iminente; um pré-aviso que nem sempre temos direito a ter.
Podemos arranjar um disco externo por menos de uma centena de euros, e acreditem que é um valor que nem se coloca em causa quando nos vemos nesse terível cenário de perder dados irrecuperáveis.

Não assumam que o vosso computador / discos vão funcionar para sempre - pelo contrário - assumam que cada dia é o dia em que poderão deixar de funcionar sem qualquer pré-aviso!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)