Perfeito para os fãs da reciclagem, ou quem procura um fornecimento ilimitado de filamento, este projecto mostra como transformar garrafas de plástico em filamento para impressão 3D.
Apesar da má fama dada pelos plásticos de uso único, o plástico pode ser um material bastante versátil quando adequadamente reciclado e reaproveitado. É precisamente isso que demonstra este projecto, que transforma comuns garrafas de plástico PET em filamento que pode ser reutilizado numa impressora 3D para criar novos objectos.
É necessário algum trabalho de preparação a nível de limpar as garrafas e, se necessário, suavizar o seu formato; mas isso é algo que se pode fazer de forma bastante simples - ou até evitado se se escolherem as garrafas mais lisas. No processo de impressão também pode ser necessário alguma afinação adicional, uma vez que este filamento reciclado é oco, mas isso é algo que também ficará ajustado com as primeiras experiências de impressão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cá em Portugal este tema está bastante presente nos entusiastas da impressão 3D... obviamente não com uma solução tão "limpinha" quanto a do artigo, mas igualmente funcional. Geralmente o que se utiliza por base é uma impressora 3D que se tenha "encostada" com meia dúzia de componentes para desenrascar. Um Grupo de facebook interessante para quem queira seguir este tema é o PET2Print ( https://www.facebook.com/groups/700035981920092/?ref=share )
ResponderEliminar