2023/11/13

iPhone 16 e iOS 18 apostam na AI

A Apple foi apanhada de surpresa na revolução AI, mas deverá recuperar do tempo perdido com o próximo iPhone 16 e iOS 18.

Com as evoluções revolucionárias nos smartphones a terem dado lugares a meras evoluções de ano para ano, as tecnologias AI chegam em momento propício para assumirem lugar de destaque na apresentação de novos modelos. Será isso que a Apple irá fazer para a próxima geração dos iPhone 18 e do iOS 18.

Depois dos sistemas AI na cloud, temos assistido à migração desses serviços para correrem localmente nos smartphones. Os últimos chips da Qualcomm já possibilitam a geração de imagens AI de forma quase instantânea - um processo que inicialmente podia demorar minutos a apresentar resultados - e também de correr modelos LLM que, mesmo não chegando aos modelos de maiores dimensões na cloud, já poderão fazer muitas coisas directamente no smartphone sem dependência de uma ligação à internet.

A Apple já tem aplicado funcionalidades interessantes e úteis aos iPhones, que vão desde a leitura de texto em imagens, à selecção e separação automática de elementos em fotos. Coisas que ficam disponíveis de forma simples e de modo a que todos os utilizadores podem usar, sem necessidade de "funções avançadas" escondidas em menus complexos. É de esperar que a nova geração de funcionalidades AI siga pelo mesmo caminho.

Uma das coisas que poderá receber grande melhoramento é a assistente digital Siri, que já acusa o peso da idade e que bem precisa de evoluir para algo melhor. Com acesso a modelos AI mais recentes, não há desculpa para que a Siri não se torne naquilo que se esperava que se viesse a tornar. A grande questão é: quantas dessas novidades irão ser exclusivas do iPhone 16, e quantas irão ser disponibilizadas via iOS 18 nos iPhones das gerações anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)