O Dimensity 9300 deu que falar por bater recordes no AnTuTu, e isso devido à curiosa opção da MediaTek de apostar exclusivamente em cores de alto-desempenho em vez da habitual distribuição de cores de alto-desempenho e cores de alta-eficiência. Este chip vem com 1x Cortex-X4 a 3.25GHz + 3x Cortex-X4 cores a 2.85GHz + 4x Cortex-A720 cores @ 2.0GHz; abdicando dos Cortex-A520 mais poupados. E agora, podemos ver em que é que isso resulta no mundo real.
Um stress test de uso do CPU no Vivo X100 Pro revela que o Dimensity 9300 rapidamente entra em modo "throttling" de redução da frequência de funcionamento passados apenas dois minutos, devido à temperatura, baixando para metade do desempenho (quatro cores baixaram para 1.2 GHz, três para 1.5 GHz, e um para 0.6 GHz). Para comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 costuma aguentar-se por mais de dez minutos com desempenho nos 80%.
Mediatek Dimensity 9300 #VivoX100Pro pic.twitter.com/Zi3k4Wmeib
— Sahil Karoul (@KaroulSahil) November 23, 2023
Actualmente, e já há algum tempo no sector mobile, o desempenho dos chips tem precisamente sido limitado pelas questões de temperatura - fazendo com que, nalguns casos de smartphones dedicados ao gaming, até se optasse por ventoinhas (internas ou externas) para aumentar a ventilação e eficência da dissipação do calor.
Mas, tirando jogos e apps intensivas, no dia a dia será pouco provável depararmos-nos com situações que estejam a exigir o funcionamento do CPU a 100% durante longos períodos de tempo, pelo que não deverá ser uma situação preocupante para a maioria dos utilizadores que façam uso típico do smartphone. Mais relevante será saber quais os consumos deste Dimensity 9300, e que tal se compara com os mais recentes Snapdragon 8 da Qualcomm.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)