Não é segredo que a MediaTek tem feito grandes esforços nos últimos anos para se livrar da sua associação aos chips modestos e económicos do passado e conquistar uma posição ao lado das outras marcas mais associadas aos chips de alto-desempenho. E com o seu Dimensity 9300 parece finalmente demonstrá-lo de forma clara, isto se os valores que surgiram no benchmark AnTuTu se vierem a confirmar.
O Dimensity 9300 conseguiu uma pontuação total de 2.055.084 pontos, superando a marca dos 2M pela primeira vez. Este chip deverá trazer 4x Cortex-X4 + 4x Cortex-A720, com um dos Cortex-X4 optimizado para funcionamento de (ainda mais) alto-desempenho, e sem a presenção dos habituais Cortex-A520 de baixo-consumo.
Nos resultados segmentados por categoria, temos:
- CPU: 485,064
- GPU: 899,463
- RAM 357,691
- UX: 312,866
Os valores são substancialmente superiores a chips como o Snapdragon 8 Gen 2 - CPU 65% melhor, GPU 55% melhor, LPDDR5X RAM + UFS 4.0 33% melhor, UX 50% melhor - pelo que se pode suspeitar que estes resultados são "demasiado bons para ser verdade".
Pode dar-se o caso de ser um chip de testes a funcionar a velocidades superiores às que poderão ser usadas num smartphone, utilizando sistema de dissipação e ventilação de grandes dimensões, apenas para avaliar as potencialidades do chip; e claro que, do outro lado do desempenho e aquecimento temos também a questão dos consumos, não se tornando praticável ter um chip com estas prestações que faça esgotar a bateria de um smartphone num par de horas.
Por outro lado, mesmo que na sua aplicação num smartphone o seu desempenho tenha que ser limitado devido a esses factores, talvez seja um chip que também possa vir a equipar equipamentos como Chromebooks ou tablets Windows ARM.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)