2023/11/23

Notícias do dia

Tesla prepara taxa de congestionamento nos postos Supercharger lotados e bancos aquecidos por subscrição; Apple afasta-se do Touch ID e aposta no Face ID; Stability AI lança Stable Video Diffusion para geração de vídeo a partir de descrições; e Linux Scheduler está limitado a 8-cores - mas não é um erro.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

OpenAI tem novo modelo AI "revolucionário"

Além de toda a novela com a saída e regresso triunfante do seu CEO Sam Altman, a OpenAI pode estar prestes a apresentar um novo modelo AI revolucionário, muito mais evoluído que o GPT-4 e ChatGPT.

O projecto Q* supera as capacidades dos modelos existentes e poderá providenciar mais um passo no sentido da AGI (Artificial General Intelligence), no sentido em que obtém um maior grau de compreensão que lhe permite resolver problemas matemáticos de forma lógica e não apenas inferindo resultados com base em todo o material de treino que teve. Apesar de ainda só conseguir resolver problemas relativamente simples, é um avanço que os especialistas consideram ser extremamente significativo para a criação de versões ainda mais capazes.


X vai voltar a mostrar títulos das notícias

O X vai finalmente resolver o problema que ele próprio criou, com Elon Musk a anunciar que a plataforma irá voltar a mostrar o título das notícias nos previews dos links. Isso era algo que tinha sido feito desde sempre, mas que depois o X sob a gestão de Musk removeu, resultando numa timeline bastante mais confusa, que muitas vezes não clarificava a que se referia até que se clicasse na imagem para ver do que se tratava.

Em resposta a essa alteração, alguns sites começaram a usar imagens com o título inserido na própria imagem, resultando em trabalho acrescido; e sendo algo que agora a plataforma parece reconhecer que foi uma má opção, prometendo voltar a apresentar os títulos. Com sorte, não será uma funcionalidade que fique limitada apenas aos utilizadores pagadores.


Sunbird suspende serviço até resolver problemas de segurança

O serviço Sunbird, que prometia compatibilidade com o serviço iMessage para equipamentos Android, veio agora anunciar que irá suspender as operações até resolver as questões de segurança. O serviço ia ser integrado no Nothing Chat nos smartphones Nothing, mas descobriu-se que afinal as mensagens supostamente protegidas com encriptação end-to-end estavam afinal visíveis e acessíveis para qualquer utilizador sem qualquer encriptação.

É algo que a Sunbird até poderá corrigir tecnicamente de forma célere, mas a grande questão é quanto mais tempo irá demorar até conseguir recuperar a confiança dos futuros utilizadores, depois de tão embaraçoso e flagrante incidente - que para alguns, poderá ser classificado como sendo imperdoável.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A erupção do vulcão Krakatoa em 1883 foi uma das mais poderosas já registadas, com explosões que se fizeram ouvir a mais de 3100 km de distância, e estimando-se que as suas ondas sonoras tenham dado a volta ao mundo sete vezes. Mas a mais poderosa foi a do Monte Tambora, também na Indonésia, em 1815, que atingiu um VEI de nível 7.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)