2023/11/15

Windows 10/11 vindos do Windows 7/8 em risco de desactivação

Quem usufruiu do upgrade gratuito do Windows 7 para o Windows 11 pode agora deparar-se com um sistema operativo não activado se trocar algum componente.

São vários os utilizadores que se estão a queixar que o seu computador perdeu o Windows 10/11 activado depois de fazerem upgrade de algum componente. A situação parece estar relacionada com o fim das activações dos Windows 10/11 usando chaves do Windows 7/8, que permitia a actualização gratuita dos Windows mais antigos para os mais recentes.

A MS diz que, como as chaves Windows 7/8 já não são suportadas, a reactivação do Windows 10/11 em caso de alteração do hardware também deixa de o ser. É uma lógica difícil de seguir, já que um sistema Windows 10 ou Windows 11, depois de activado, deveria ser tratado como se fosse uma instalação completamente válida e feita de raiz, independentemente de poder ter sido feita com base no Windows antigo.

Esta situação pode ser despoletada, por vezes, até por simples actualizações da BIOS da motherboard, pelo que resultará em situações bastante frustrantes para os utilizadores - que num dia tinham um sistema perfeitamente validado, e que no dia seguinte, por terem feito uma actualização ou upgrade de um qualquer componente, ficam em risco de ter que comprar uma nova licença do sistema operativo.

2 comentários:

  1. Desde o XP que acontece isso ao mudar a board id (troca de board e alguns casos de update de firmware/bios)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso sempre aconteceu, mas pegava no serial do Windows da máquina, voltava a inserir e conseguia ativar. Agora se tiver uma máquina que vinha com serial do Windows 7 por exemplo, já não consegue porque ele não aceita.

      Eliminar