2023/12/12

Cybertruck tem modo aquático que pressuriza a bateria

O Cybertruck da Tesla tem mesmo uma opção que indica que poderá aventurar-se na travessia de água profunda.

Elon Musk referiu que o Cybretruck poderia flutuar e servir como embarcação temporária para atravessar troços de água, e parece que isso vai ser mesmo para levar a sério. Pelo menos, é o que se pode antever pela existência de uma opção no ecrã de configuração off-road, onde está presente uma opção "wade mode" que aumenta o curso da suspensão e pressuriza a bateria para evitar a entrada de água.

Uma opção que ainda aguarda a validação oficial, já que oficialmente as condições de garantia do Cybertruck impedem que mesmo seja usado dessa forma.


Refira-se que, mesmo que o Cybertruck venha a ter este modo aquático, a Tesla não se poderá gabar de ser a primeira. O BYD YangWang U8 é um SUV de luxo que foi apresentado recentemente e que tem oficialmente um modo anfíbio, permitindo-lhe flutuar e navegar na água durante 30 minutos a velocidades de até 3 km/h. No entanto, também aí é um modo que é descrito para ser usado apenas em situações de emergência e não para passeios aquáticos.



Por agora, e antes de se aventurar na água, a Tesla parece ter ainda algum trabalho de casa a fazer, pois o Cybertruck tem sido apanhado em cenários em que as suas capacidades todo o terreno estão a ser postas em causa, como um declive em que um ficou encravado e só conseguindo sair ao ser rebocado por um Ford.


A pessoa diz que essa incapacidade se deve ao software da Tesla, que aparentemente não tem simulação de bloqueio dos diferenciais - mas se for esse o caso, será algo que a Tesla poderá adicionar através de uma actualização.

Por outro lado, não importa quanta inteligência o sistema de tracção tem, se os pneus não conseguirem ter tracção suficiente no terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)