A acompanhar o lançamento do Cybertruck, a Tesla enviou um manual de como construir um carro com sistema de 48 V a todos os fabricantes.
Entre as muitas inovações e curiosidades do Cybertruck - como o seu sistema de condução by-wire, temos também a mudança para um sistema de 48 V que a Tesla espera que os demais fabricantes sigam. E como forma de o deixar bem claro, a Tesla enviou literalmente um manual de como projectar um carro com sistema eléctrico de 48 V a todos os fabricantes.
Embora os automóveis eléctricos tenham baterias com sistemas de 400 V e 800 V, também continuam a estar dependentes dos 12 V tradicionais para a maioria dos acessórios e componentes do veículo, uma dependência que se pode considerar pré-histórica e que causa grandes complicações nos veículos modernos. Inicialmente os automóveis recorriam a um sistema de 6 V que, durante a década de 1950, transitou para os 12 V por via do aumento de sistemas eléctricos nos veículos - como vidros eléctricos, luzes interiores, luzes dos piscas, travões, etc. Só que, desde então, e apesar da evolução electrónica nos carros ter continuado (bancos eléctricos aquecidos, sistemas de navegação, múltiplos ecrãs, sistemas de som avançados, etc.) o sistema não passou dos 12 V (excepto nos camiões, onde os 24 V se tornaram comuns).
Devido a isso, o sistema de cablagens nos carros tornou-se incrivelmente complexo, necessitando de cabos de maior secção (espessura) para garantir a alimentação dos dispositivos de maior potência; e é isso uma das coisas que a passagem para um sistema de 48 V pode simplificar.
O grande problema é que temos toda uma indústria global de larga escala, que está orientada para produzir todos estes equipamentos a 12 V para a indústria automóvel, e mudar para 48 V, apesar de tecnicamente não apresentar dificuldade ou agravemento de custo, acaba por fazê-lo devido a não ter ainda o volume de procura dos sistemas de 12 V. Com o Cybertruck a Tesla posiciona-se como um impulsionador nesse sentido, sendo provável que o continue a fazer com os seus próximos modelos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)