A VW vai permitir que os seus automóveis eléctricos possam fornecer energia às casas e à rede eléctrica, de forma inteligente.
Depois de o prometer durante vários anos, a VW está finalmente a cumprir com a capacidade dos seus automóveis eléctricos poderem funcionar como bateria para as casas (V2H), ou até para fornecer energia à rede eléctrica (V2G) em caso de necessidade.
Isto começará por ser feito com o ID.4, mas chegará a mais modelos, incluindo alguns já na estrada, através de uma actualização com o seu ID Software 3.5, desde que os carros tenham uma bateria de 77 kWh ou superior. E, surpreendentemente, conseguirá fornecer até 10 kW, o que acaba por ser idêntico, ou até superior, ao que se pode obter com um sistema de baterias para casa - embora seja feito através de corrente DC e por isso fique dependente de se ter um carregador / controlador capaz de suportar esta funcionalidade.
Inevitavelmente, esta capacidade tornar-se-á banal e comum em todos os automóveis eléctricos, e contribuirá também que para as próprias redes de distribuição de energia se modernizem e passam a tirar partido desta capacidade. Nos EUA a Tesla só agora também aderiu a isto com o Cybertruck, mas quem já usa as suas baterias Powerwall pode fazer parte de "redes de energia virtuais", que podem ser usadas para equilibrar a rede quando existem picos de consumo - e aproveitando para serem recarregadas quando há energia em excesso e/ou a preço mais reduzido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)