2023/12/31

Vizio paga $3M por refresh rate falso em televisores

Na Califórnia, a Vizio vai pagar 3 milhões de dólares em resultado de um processo que a acusa de publicidade enganosa no refresh rate dos seus televisores.

Em causa está aquilo que a Vizio apresentava nos seus televisores como sendo "Effective Refresh Rate" de 120 Hz e 240 Hz, quando na realidade os televisores apenas apresentavam imagens nos 60 Hz habituais. O suposto "effective refresh rate" nada mais era do que uma referência aos processos de suavização de imagem, que recriam frames intermédios para suavizar a imagem, criando o efeito de "vídeo" quando se vê conteúdos com frame rates inferiores (como os 24 fps tradicionalmente usados no cinema).

Claro que todos os consumidores que esperavam poder usar os 120 Hz ou 240 Hz do seu televisor, rapidamente ficaram decepcionados quando o tentaram ligar a uma consola que suportasse os refresh rates mais elevados, e daí o processo em causa.
Ainda assim, a indemnização irá apenas abranger consumidores na Califórnia, e a Vizio continua a dizer que não fez nada de errado - mas compromete-se a parar com a promoção dos "Effective Refresh Rate" elevados nos seus televisores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)