2024/01/28

Dacia cresce 47% em Portugal em 2023

Em 2023, a Dacia completou 15 anos de presença oficial em Portugal e continuou a trajectória de crescimento acentuado depois de um ano histórico em 2022, onde atingiu uma quota-recorde e se tornou a marca preferida dos clientes particulares portugueses.

Nos últimos dois anos, praticamente um em cada cinco portugueses escolheram um Dacia quando decidiram comprar um automóvel novo.

Em 2023 foram vendidos 15.058 automóveis Dacia, em Portugal, entre Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros, o correspondente a um crescimento de 47% face a 2022. A Dacia foi a 4ª marca mais vendida no país, com uma quota de mercado de 6,60% (7,42% se considerado apenas o mercado de Veículos de Passageiros), ficando a apenas sete unidades de conquistar o 3º lugar do mercado. Ao mesmo tempo, a Dacia consolidou o estatuto de marca mais vendida em Portugal a clientes particulares, com 7.511 unidades registadas, a que corresponde uma quota de 17,67%.

A aceitação da gama Dacia pelos portugueses é exemplificada pelos resultados que modelos como o Sandero ou o Duster continuam a apresentar ano após ano. Com 6.424 unidades comercializadas em 2023, o Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal e o modelo preferido pelos clientes particulares. A configuração Stepway do Sandero continua a ser a mais escolhida pelos portugueses, representando 60% das vendas do modelo.

Confirmando a validade da aposta do Grupo Renault nas versões bi-fuel a gasolina e GPL, a gama Eco-G da Dacia voltou a registar um crescimento no total de vendas da marca. Em 2023, 57% das unidades vendidas foram versões Eco-G (um crescimento de 14% face a 2022), com a percentagem a subir até aos 61% se considerarmos apenas as motorizações a combustão interna. Ou seja, cerca de 6 em cada 10 Dacia vendidos em Portugal estão equipados com motorizações Eco-G a gasolina e GPL, reduzindo custos de utilização e impacto ambiental.

Em apenas dois anos de comercialização, o Dacia Spring vendeu mais de 2.400 unidades no nosso país, sendo responsável pela subida da Dacia ao quarto lugar de vendas no segmento dos automóveis eléctricos. Em 2023, o Spring continuou a ser o automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, com 562 unidades, correspondendo a 15,40% de quota de mercado, mais do dobro do segundo modelo mais vendido.

[Pela Estrada Fora]

2 comentários:

  1. A Dacia vai ter este ano o servico Dacia ZEN, que , caso as revisoes sejam feitas na marca, a garantia extende se ate aos 7 anos.

    Uso Dacias, desde o Sandero 2 ( 9500 euros, novo chave na mao ) ate ao actual Dacia Jogger ( 17 000euros, novo chave na mao ) . So posso dizer bem e recomendar a marca. preco / qualidade, simplesmente imbativel.

    So um pequeno aparte Carlos . ve este link :

    https://de.dacia.ch/lagerfahrzeuge/details.html?productId=VEH_UU1DBG007PU118357

    Como e possivel este carro ser vendido( novo ) a este preco , num pais onde o salario " minimo " e 7 vezes superior ao Portugues .

    ResponderEliminar