2024/01/16

Google Maps com beacons Bluetooth para túneis

O Google Maps vai melhorar a navegação em túneis, recorrendo a beacons Bluetooth para actualizar a localização.

Estamos habituados a que o Google Maps consiga saber a nossa localização com relativa precisão, por conta dos sinais GPS e de triangulação do serviço celular; mas as coisas rapidamente mudam de figura assim que se entra num túnel, com a nossa localização a poder ficar parada, sem qualquer indicação real do ponto em que se está. Isto torna-se deveras complicado em cenários onde possam existir bifurcações nos próprios túneis, deixando-nos sem saber por onde seguir até que se recupere o sinal GPS depois de sair do túnel. Mas a Google está a resolver isto.

O Google Maps para Android ganhou suporte para beacons Bluetooth, que podem ser posicionados em pontos estratégicos nos túneis para possibilitarem a localização sem que seja necessário ter sinal de GPS.
Se ficaram com uma certa sensação de déjà-vu, é porque isto é mais uma das funcionalidades que o Google Maps foi buscar ao Waze, que já tinha adoptado e implementado este sistema de beacons nos túneis há mais de meia década.

Demonstrando as vantagens de se usar um sistema aberto e não proprietário, o Google Maps pode facilmente tirar partido desses mesmos beacons já existentes (não que isso fizesse grande diferença neste caso, já que o Waze também pertence à Google), além de poder incentivar a instalação de ainda mais beacons nos túneis que ainda não os tiverem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)