Morreu Niklaus Wirth, aos 89 anos, pioneiro que criou uma série de linguagens de programação, das quais se destaca o Pascal.
Niklaus criou a linguagem Euler em 1965 e a PL/360 em 1968, mas seria o seu trabalho a criar um substituto da linguagem ALGOL 60 que o levaria à criação da ALGOL-68 e posteriormente à criação do Pascal. O Pascal, posteriormente deu origem ao Delphi, sendo ambas linguagens que ainda hoje contam com incontável número de fãs e que marcaram linguagens de programação posteriores.
Wirth continuaria a criar linguagens e, posteriormente, o sistema Oberon, que se focava na eficiência e queria combater a Lei de Reiser: de que a hardware se estava a tornar mais rápido de forma mais lenta do que o software se tornava mais lento - um pressuposto que ainda hoje nos atormenta. O Oberon tinha 4623 linhas de código em 262 KB de texto, e funcionava como apelo à computação eficiente.
Não se pode dizer que este seu apelo tenha sido seguido pelos principais sistemas, que facilmente ocupam dezenas de gigabytes, mas pode ser que no futuro alguém pegue nos seus ensinamentos e filosofia, e nos demonstra aquilo que as máquinas actuais poderiam fazer se não estivessem soterradas em dezenas ou centenas de camadas ineficientes de programação.
2024/01/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gostei bastante de brincar com o Turbo Pascal.
ResponderEliminarQue a sua memória perdure.
👍👍
RIP Mr Niklaus!!
ResponderEliminar