A Qualcomm revelou a sua mais recente plataforma Snapdragon XR2 Plus Gen 2 para óculos de realidade virtual e realidade aumentada.
Além das tecnologias AI, o ano de 2024 vai ser marcado pelo lançamento efectivo dos óculos Vision Pro da Apple e, inevitavelmente, isso irá fazer mexer o mercado dos óculos VR/AR/XR. A Qualcomm quer manter-se nessa corrida, e para isso apresenta este chipset actualizado.
O Snapdragon XR2 Plus Gen 2 suporta resoluções de até 4.3K a 90 fps para cada olho (melhoria face à resolução máxima 3K do XR2 Gen 2), suportando até 12 câmaras para tracking de corpo, mãos, e também suportando video passthrough com atraso de apenas 12 ms. Os developers também podem contar com desempenho de GPU 2,5x melhorado e CPU com frequência 20% superior, para melhores experiências de computação visual em 4K. Temos ainda suporte para WiFi 6 / 6E / 7.
Como sempre, o hardware será uma parte crítica para o sucesso dos óculos VR/AR, mas a parte que será ainda mais crítica terá a ver com toda a parte do software que lhe dará uso. Neste momento, embora muitas pessoas dêem feedback positivo pelas experiências ocasionais de jogar alguns jogos de curta duracção com óculos VR, ainda não está claro se o público em geral estará disposto a utilizá-los como dispositivos de uso regular e por tempo demorado. Por isso mesmo irá ser interessante ver qual será a receptivadade do mercado aos Vision Pro da Apple e, por arrasto, o efeito que terá nos óculos VR como os Meta Quest 3, com preços bastante mais acessíveis.
2024/01/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)