2024/01/19

Notícias do dia

Funcionalidades AI dos Galaxy S24 só são gratuitas até final de 2025; Apple propõe abrir NFC a concorrentes para escapar a multas da UE; X com chamadas de áudio e vídeo em Android; Plex prepara loja para compra e aluguer de filmes e séries; e Haier manda remover plugins do Home Assistant para os seus produtos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Google News inundado por sites de spam AI

Não era difícil de prever. Com a facilidade com que agora se pode gerar conteúdo sobre qualquer tema ou reescrever artigos existentes usando as ferramentas AI, tem havido uma explosão na quantidade de sites com conteúdos automatizados. Estes sites já inundam serviços como o Google News, que por um lado diz fazer os possíveis para combater conteúdos de spam, mas por outro lado descarta responsabilidades dizendo que não é da sua competência distinguir entre sites criados por humanos ou sites (potencialmente legítimos) criados via AI.

Na verdade, não se pode considerar que isto seja um problema apenas no Google News. Há muito que outras plataformas e serviços têm tido uma dose considerável de produtos "spam" gerados automaticamente (incluindo livros auto-publicados na Amazon). No entanto, a popularização da mais recente geração de ferramentas AI veio abrir este tipo de capacidade a muitas mais pessoas - fazendo com que, actualmente, qualquer pessoa minimamente curiosa possa, num curto espaço de tempo, criar algo como um site automatizado totalmente gerado via AI. Se os leitores não conseguirem distinguir entre os conteúdos "humanos" ou "AI", então talvez seja sinal de que os escritores humanos não estão a fazer um trabalho suficientemente bom. :)


Bing com crescimento modesto após AI

Apesar da forte aposta da Microsoft nas tecnologias AI, o Bing terminou o ano com apenas 3.4% de quota de mercado nos motores de pesquisa, tendo apenas registado o aumento de um ponto percentual desde o lançamento do ChatGPT. Fica à frente do Yandex com 1.6% e do Yahoo com 1.1%, mas a anos-luz de distância do incontornável Google com 91.6% do mercado.

No entanto, têm aumentado as "queixas" de que os resultados das pesquisas no Google têm ficado cada vez piores. Os motores de pesquisa estão numa fase em que querem começar a fugir da apresentação dos resultados da forma tradicional e começar a apresentar resultados compilados de múltiplas fontes e resumidos via AI. Isso também irá ter um impacto nas visitas desses sites (ao estilo dos sites noticiosos que queriam proibir a apresentação de resumos nas partilhas nas redes sociais, para tentarem assegurar que as pessoas visitariam os sites em vez de se ficarem pelo curto resumo) pelo que vai ser interessante ver como é que a pesquisa na internet se irá transformar ao longo dos próximos tempos.


UE aperta regras sobre criptomoedas

A UE aprovou medidas provisórias que visam combater a lavagem de dinheiro nas criptomoedas, e que passam por um controlo mais apertado das transações e dos utilizadores.

As empresas criptomoedas terão que efectuar verificações adicionais nas transferências de valor igual ou superior a 1000 euros, assim como criar medidas para reduzir riscos nas transacções efectuadas a partir de wallets dos próprios clientes. O objectivo é reduzir que as criptomoedas sejam usadas para actividades ilegais; mas na prática parece-me que será apenas uma forma de fazer com que aumentem drasticamente as transacções de valor igual a 999 euros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro satélite GPS foi o Navstar 1, lançando em 1978 e fazendo parte de um lote de 11, com um deles a ter um lançamento falhado. O seu objectivo foi funcionar como teste para a segunda geração de satélites que foi lançada em 1989.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)