2024/01/03

Notícias do dia

Starlink lança primeiros satélites Direct to Cell; Facebook com Link History para tracking adicional; Pack de bateria Max da Rivian parece ser "banha da cobra"; X lança verificação de empresas mais barata; Google Groups abandona Usenet em Fevereiro 2024.

Fiquem com as notícias, enquanto tratamos de finalizar todas as prendas do mega-passatempo de Natal e preparamos o regresso aos nossos habituais passatempos semanais.

A luta pelo espectro RF chega ao espaço

No solo já estamos habituados a ver a luta pelas faixas de espectro RF, pelas quais as operadoras de telecomunicações pagam milhões, para assegurar que têm canais de comunicação para manterem o serviço para os seus clientes. Essa mesma luta também se eleva até ao espaço, à medida que mais e mais serviços forem construindo as suas mega-constelações de satélites. Se por agora é certo que apenas temos a Starlink a avançar com milhares de satélites já em órbita, há que ter em conta que há várias empresas concorrentes que também prometem colocar mais milhares de satélites em órbita nos próximos anos.

Além do congestionamento físico que irá complicar cada vez mais as operações de modo a que não haja colisões, há também a questão do congestimento das frequências de rádio disponibilizadas. E à semelhança do congestionamento físico, o espectro de comunicações é algo finito e que será sempre um tópico sensível para distribuição e atribuição às diferentes empresas - ainda mais quando a isso também se podem juntar os interesses nacionais de cada país.


Cinema nos EUA sem filmes na passagem de ano por causa dos projectores Sony

A cadeia de cinemas Alamo Drafthouse nos EUA celebrou a passagem de ano sem filmes, dizendo que um problema com os projectores Sony que utiliza impedia a projecção de filmes.

Suspeita-se que na realidade o problema estivesse relacionado com a gestão dos direitos de exibição, que nesta era digital necessitam de ser validados e verificados remotamente com servidores de controlo, e que por algum qualquer motivo poderão não ter considerado o último dia do ano como sendo um dia válido para a exibição dos filmes.


Twitch proíbe "insinuação" de nudez

O Twitch continua a batalhar pelas regras do que aceita ou não nas suas emissões. Depois de ter tentando expandir os conteúdos sexuais e rapidamente recuado, agora vem clarificar que também não permite nudez "insinuada".

O Twitch não permite nudez na sua plataforma, mas isso tem sido levado ao limite com alguns streamers que utilizam barras de censura, ou outros elementos, a esconderem as "partes sensíveis" de modo a não quebrarem as regras. Agora, mesmo essas técnicas serão consideradas não autorizadas, assim como quaisquer outras que criem a ilusão de que os streamers estão despedidos.

Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Google I/O é uma conferência da Google direccionada para os developers interessados nas tecnologias Google, como o Android, Chrome OS e muito mais. A primeira edição realizou-se em 2008 e tem-se repetido anualmente, com excepção da edição 2020 que foi cancelada por causa do coronavirus.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)